Mensagem de Boas Vindas do Presidente da Câmara de Mira
É com renovado orgulho que Mira recebe uma vez mais os campeonatos internacionais de Columbofilia, numa feliz parceria entre a Câmara Municipal, a Federação Columbófila Internacional e a Federação Portuguesa de Columbofilia.
Os campeonatos de columbofilia constituirão, a exemplo dos últimos vinte cinco anos, um motivo de alegria, convívio e sucesso, promovendo o nosso concelho e Portugal a nível Turístico e Desportivo.
Sejam bem vindos às Terras de Mira.
Raul Almeida
(Presidente da Câmara Municipal de Mira)
Sobre Mira
Rodeada de floresta, onde predomina o pinheiro bravo, as acácias e as camarinheiras que outrora ajudaram à fixação das dunas, Mira está situada na região Centro, a pouco mais de 30 quilómetros da auto-estrada Porto-Lisboa (nó da Mealhada), a 35 quilómetros de Aveiro, a 100 quilómetros da cidade do Porto e a 200 quilómetros de Lisboa.
O concelho é sobretudo conhecido pela Praia de Mira, povoação do litoral rodeada por uma área protegida, a Mata Nacional das Dunas de Mira, e que tem vindo a tornar-se popular como estância de férias para aqueles que querem experimentar uma zona mais tranquila.
Praia de Mira aninha-se entre as dunas e o oceano Atlântico, de um lado, e as águas serenas da lagoa da Barrinha (local bom para passear de barco, nadar e para alguns desportos náuticos) do outro, e orgulha-se dos seus barcos de pesca tradicionais, pintados de cores vivas e com a proa alta.
Os adeptos da pesca desportiva podem encontrar aqui uma ampla escolha: barbos, carpas e bordalos nos cursos de água, e sargos, robalos, pargos e tainhas no mar.
Como é natural, a gastronomia da região baseia-se no excelente peixe fresco e na abundância e variedade de marisco.
Nesta região estão inventariadas 198 espécies de aves, 12 de peixes, 13 de anfíbios, 12 de répteis e 22 de mamíferos. Nas plantas, entre herbáceas, arbustivas e arbóreas, podemos encontrar 402 espécies florísticas. São estes mundos de escala menor que o convidamos a explorar!